Parece que a maior parte dos "especialistas" ainda não se deu conta, mas o fato é que desde o final da década de 70 e início dos anos 80, as seleções nacionais não representam mais obrigatoriamente o que há de melhor no futebol de um determinado país. Pode ser paradoxal, mas a constatação é verdadeira.
Vamos aos fatos. Durante muito tempo, os selecionados tinham quase três meses de preparação para uma Copa do Mundo. Era possível que o técnico convocasse sempre os melhores jogadores a sua disposição. Noventa dias era tempo suficiente para montar o time, unir o grupo, disputar amistosos, passar experiência aos novatos, etc.
Hoje em dia, o calendário do futebol mundial não permite tal luxo. O tempo de preparação é curto. Normalmente, menos de um mês de treinamentos. Período absolutamente insuficiente para um trabalho físico adequado e, principalmente, para entrosar o grupo dentro e fora de campo.
E o que os técnicos fazem? Não convocam necessariamente os "craques" do momento. São privilegiados os jogadores que melhor se apresentaram durante quase quatro anos de trabalho. É aquela velha história: todos têm a sua oportunidade, permanece no grupo quem melhor aproveita.
Resumo da ópera: a Seleção Brasileira que vai a Copa do Mundo não é - e, por coerência, não precisa ser mesmo - o time dos sonhos da imprensa e da torcida nacional. Dunga acerta em manter a base campeã da Copa América, da Copa das Confederações e líder das Eliminatórias. São atletas experientes, vitoriosos e, acima de tudo, entrosados. É um raciocínio lógico e inteligente, mas lamentavelmente alguns formadores de opinião teimam em não entender.
Isso não significa que a convocação não seja passiva de críticas. O blogueiro mesmo, como qualquer torcedor, talvez mexesse em um ou outro nome da lista divulgada ontem. Trocaria, por exemplo, um volante por outro meia de criação. Mas isso agora é passado. A convocação é boa, o trabalho será bem feito e o Brasil deve fazer uma bela campanha no Mundial. Será campeão? Se alguém souber, por favor me avise. Ainda não preenchi o meu bolão.
Há 2 meses


Nenhum comentário:
Postar um comentário