quinta-feira, 17 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010

Depois de um primeiro tempo apático, em que foi presa fácil para a marcação norte-coreana, o Brasil voltou mais ligado na etapa final e não encontrou resistência para vencer por 2 X 1 em seu primeiro jogo na Copa do Mundo. Mas precisava levar aquele golzinho bobo no final do jogo?

É inadimissível um time estático como o que iniciou a partida na última terça-feira. Não foram necessárias substituições no intervalo para a Seleção melhorar seu desempenho. Pelo contrário, o time caiu de produção depois das mexidas no segundo tempo.

Robinho foi o melhor em campo, Maicon marcou um golaço e Elano também fez boa partida. Não lembro de ter visto Kaká em jornada tão apagada com a camisa amarela. O meia do Real Madrid e o centroavante Luís Fabiano ainda carecem de ritmo de jogo. Situação preocupante. Nilmar entrou bem e os demais tiveram atuação fraca ou discreta.

Com o chato empate sem gols entre Portugal e Costa do Marfim, o grupo permanece indefinido. Em caso de vitória no domingo, a Seleção praticamente garante sua classificação. Caso contrário, a situação do Brasil pode se complicar.

*****

Detestado pela maioria dos cronistas, França e Uruguia fizeram um jogo que, apesar do placar em branco, agradou ao blogueiro. As defesas prevaleceram sobre os ataques, mas o confronto foi tenso e disputado até o final.

Dada a fragilidade da África do Sul, as duas seleções devem disputar com o México as vagas do grupo para as oitavas-de-final.

*****

A Argentina não apresentou um futebol exuberante na estréia, mas, apesar do magro 1 X 0, venceu a seleção da Nigéria com sobras. Messi jogou o que dele se espera e foi o melhor em campo. Não fosse o bom goleiro Enyeama e o craque do Barcelona teria deixado a sua marca.

Os africanos e a Coréia do Sul devem disputar a segunda vaga do grupo.

*****

O que falar da estréia inglesa no Mundial? Que a forte seleção dirigida por Fabio Capello não jogou bem, que os Estados Unidos apresentaram um futebol organizado e que o resultado de 1 X 1 foi justo. Mas nada chamou mais atenção do que incrível frango do goleiro Green. O camisa doze da Inglaterra, aliás, deve ter ficado verde de vergonha.

Os norte-americanos não devem encontrar dificuldades para também assegurar uma vaga na próxima fase.

*****

Dentre os chamados bicho-papões, a Alemanha foi a que teve a estréia mais promissora. Meteu 4 X 0 na fraca seleção da Austrália e, de quebra, apresentou o craque da primeira rodada da Copa do Mundo: o jovem meia Özil.

Os africanos de Gana, após a vitória diante da sérvia, são os favotitos para a segunda vaga.

*****

A Holanda sentiu falta do ótimo atacante Arjen Robben, não foi brilhante em sua estréia, mas jogou o suficiente para, com justiça, vencer a Dinamarca por 2 X 0. Com todos os titulares em campo, a Laranja Mecânica é muito forte e deve ir longe na competição. Desde 1978 o título não parece tão possível.

O Japão, que passou por Camarões, e a própria Dinamarca devem lutar pelo segundo lugar na chave.

*****

A Itália teve uma estréia com cara de... Itália. A seleção de Marcelo Lippi jogou um futebol brurocrático e sem inspiração e ficou no empate por 1 X 1 frente ao Paraguai. Faz lembrar as Copas de 1982, 1994 e 2006. Em todas as ocasiões a azzurra realizou uma primeira fase irregular e chegou a final. Será o mesmo filme de 2010? O blogueiro não descarta, mas não acredita.

O Paraguai, que arrancou um pontinho importante, deve passar de fase junto com a Itália.

*****

A zebra da rodada inicial foi o 1 X 0 da Suiça sobre a Espanha. Incrível como funcionou perfeitamente o esquema defensivo da seleção do técnico Ottmar Hitzfeld. E ofensivamente os suiços também foram eficientes: em duas escapadas conseguiram uma bola na trave e um gol. E a Fúria? Como se imaginava, martelou o jogo inteiro, mas não conseguiu furar o bloqueio adversário.

Com a vitória do Chile sobre Honduras, o grupo ficou embolado. Com exceção dos fracos centro-americanos, todo mundo está no páreo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário